O Que É Hotspot? O jeito certo de disponibilizar WiFi Grátis

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Hoje muito se fala em WiFi grátis, WiFi Livre, WiFi sem precisar de nenhuma senha, WiFi aberto, WiFi marketing, “WiFi do check-in” enfim, não importa como você chama, a realidade é que esse serviço veio para ficar!

Confira na íntegra este nosso post onde falamos sobre o que é Hotspot, um Captive Portal e como essa tecnologia pode ajudar o seu negócio.

O que é Hotspot?

Hotspot é um WiFi que não utiliza senha, ou seja, aberto (livre), que pode ser inteligente (ou nem tanto), e faz necessária a autenticação (e em alguns casos uma ação, como o famoso check-in no Facebook) para somente depois, permitir a sua conexão com a internet, onde você navega livremente e envia aquela mensagem para o seus amigos combinando o churrasco do final de semana, por exemplo. 

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O recurso é muito encontrado em locais públicos onde há grande movimentação de pessoas, e pode se tornar um diferencial para um negócio, atraindo mais clientes e fidelizando antigos. 

Pesquisas mostram que jovens preferem estabelecimentos que disponibilizam WiFi Grátis, isso ajuda a aumentar o fluxo de clientes que se sentem mais a vontade e podem se relacionar com seus amigos e familiares.

Há no mercado plataformas que permitem você ir um pouco mais além, por exemplo, os roteadores da Intelbrás, Mikrotik Routerboard, a linha UniFi da Ubiquiti , dentre outras, oferecem vários e vários benefícios para o seu negócio, o melhor nesse sentido certamente é o Hotspot Social!

Wi-Fi marketing

Qual a diferença entre Roteador, Access Point e HotSpot?

Muitas pessoas se confundem e acabam achando que é tudo a mesma coisa, mas não é bem assim. Veja só: 

Roteador

Se trata do dispositivo utilizado para conectar diferentes redes entre si, ou seja, roteiram a internet para uma rede local. 

Access Point

É o responsável por compartilhar a rede, colocar os dispositivos na mesma rede.

Hotspot

Esse equipamento possui um software capaz de liberar a internet para usuários através de uma autentificação.

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Vários fabricantes entregam o tal do Hotspot, mas nem tudo são flores

Como podemos ver há vários fabricantes que nos entregam esse tal do “hotspot”, mas no mundo real, não há muita lógica pedir para a pessoa se autenticar para utilizar a sua rede e parar por aí, não é mesmo? 

Sendo assim, é mais viável nem ter WiFi, ou melhor, oferecer WiFi grátis da forma correta! 

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Como deve ser utilizado um Hotspot (WiFi Grátis)?

Como mencionado acima, temos vários sistemas e roteadores que permitem você solicitar uma autenticação, ou seja, fazer o papel de “hotspot”, porém de nada adianta você colocar um portal onde o cliente se autentica e encerre por aí, não há nenhuma vantagem para o seu estabelecimento nem para o cliente, muito pelo contrário, assim como o uso da tão famosa “senha do WiFi” para permitir o acesso dos seus clientes, não é nada seguro!

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O que ninguém te conta, de verdade!

Aí que entra o que a maioria não diz, lembro como se fosse aquelas letras miúdas de contratos extensos que assinamos, aqueles termos que marcamos aquela caixinha de “eu aceito todos os termos…”, aquilo que ninguém te conta ao comprar ou contratar, de fato omitem e você pode acabar descobrindo sobre isso na pior hora, quando mais precisar, e agora José?

Então fica aqui nossa primeira recomendação:

Só ofereça WiFi para seus clientes com um sistema que identifique quem são eles, quando utilizaram, como e onde foram, sem ferir a lei, como é o caso de vários sistemas que invadem a privacidade de cada um, assim ao invés de estar acertando, na verdade você está errando.

Minha rede sem fio tem senha e estou seguro! Será mesmo?

Pensamos que ao falar a palavra senha, estamos seguros, muito pelo contrário, nem todos se preocupam, e muitos ainda nem sabem, mas há uma lei que cuida exatamente da segurança do uso do WiFi em seu estabelecimento, chamada Marco Civil da Internet, Lei Nº 12.965, de 23 de Abril de 2014, que diz que todas pessoas que utilizarem a rede WiFi do seu estabelecimento devem ser identificadas, saiba mais aqui.

Isso quer dizer que qualquer pessoa que fizer o uso do WiFi grátis do seu estabelecimento, seja ele com senha ou não, deve ser identificada. Aquele roteador bonitinho cheio de antenas que você comprou deve te avisar em caso de algum incidente ou crime cometido utilizando sua rede WiFi, e ainda quem é o responsável por tal coisa.

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Legal agora eu sei o que é hotspot e identifico o usuário, o que mais devo fazer?

Ótimo, agora que você sabe o que é hotspot e seu negócio está dentro da lei vigente, você está no caminho certo, o próximo passo é criar uma base de dados segmentada de seus visitantes e clientes!

Mas como assim uma base de dados?

Sabe aquelas páginas de sites, produtos, cursos etc… que geralmente nos pedem um cadastro? Elas são chamadas de landing page, ou seja, são páginas de captura, onde você vai receber maiores informações do produto que procura ou mesmo apenas solicitam um breve cadastro para liberar um eBook que você tanto deseja.

No WiFi integrado a um Hotspot Inteligente acontece algo similar a essas páginas. O motivo do visitante se autenticar e deixar seus dados é a segurança do seu estabelecimento e do próprio usuário.

Os dados recolhidos são origem a uma base de dados e através dela a uma série de benefícios para o estabelecimento. Veja a seguir! 

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O que um Hotspot traz de benefício para o meu negócio?

Utilizando a ferramenta correta, e utilizando todo o potencial que ela te entrega, é simples te responder, vários e vários benefícios, listamos alguns deles:

Aproxima você dos seus clientes através de comunicação personalizada e inovadora

Imagine que você tem uma pizzaria, e o Samuel é seu cliente fiel, sempre vai acompanhado de sua esposa comer sua pizza preferida, 4 queijos, com aquela cerveja gelada. 10 dias antes do aniversário do Samuel, você deixou programado para enviar uma mensagem pelo WhatsApp 10 dias antes do aniversário de todos clientes! Então o Samuel recebe:

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As plataformas mais completas como Hotspot Social, permitem o relacionamento através de vários canais, seja automático de acordo com o comportamento dos clientes ou até mesmo criando campanhas, e realizar o envio em massa (para toda sua base de dados).

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É possível pontuar o usuário de acordo com o seu comportamento na rede WiFi

Alguns sistemas permitem pontuar os usuários com sistemas de fidelidade, onde de acordo com o comportamento do visitante ele pode receber pontos e ao juntar uma certa quantia pode retornar no estabelecimento que os somou e solicitar a troca por um chopp por exemplo, simples assim, ainda pode ir muito além, automatizando o relacionamento com o cliente e fidelizando o mesmo.

A segunda recomendação é que você deve buscar algo que te atenda, que realmente faça sentido para o seu negócio!

Utilize um sistema de Hotspot que seja eficaz e resolva seu problema, que entregue muito mais que um simples cadastro como você vai ver a seguir.

Vale a pena para a minha empresa?

Legal, então até aqui entendemos o que é Hotspot, como usá-lo corretamente e até conhecendo alguns dos benefícios. Mas será mesmo que é uma boa opção para o seu negócio?

A resposta é sim, se: 

  • Você possui uma sala de espera
  • Em seu estabelecimento há uma fila, mesmo que mínima
  • Seus clientes esperam por algo, um atendimento, pegam uma senha, ou qualquer motivo que eles passam um tempo superior a 5 minutos
  • Seu negócio permite o cliente sentar e tomar aquele café quentinho com pão de queijo, ou aquela cervejinha gelada!
  • Todo tipo de evento, isso mesmo, todo tipo, até mesmo temporário, já pensou que demais em um casamento ter um Hotspot, o Buffet por exemplo pode ofertar esse benefício como cortesia, isso vai permitir os convidados a fazerem lives, e postar a foto daquele momento inesquecível, como também ele terá vários leads em mãos para depois trabalhar com suas datas de nascimento por exemplo.
  • Clubes e resort’s onde as pessoas muitas vezes sofrem e muito com equipamentos mal dimensionados e sistemas que deixam a desejar
  • Hotéis, fala sério um Hotel com WiFi que não funciona nem deveria existir certo?

Enfim, você possivelmente vai se enquadrar em algumas das opções acima, e já deve ter entendido que entregar WiFi grátis da forma correta é essencial nos dias de hoje.

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Você já oferta WiFi Grátis para seus clientes?

Se sua resposta foi não, saiba que você pode estar perdendo dinheiro! Como já compreendeu o que é hotspot e todos os benefícios destacados em nosso post, saiba que você pode ainda fazer parcerias com outras empresas e exibir anúncios em sua rede WiFi com o Hotspot Social. Isso mesmo, nossa plataforma conta com um painel exclusivo para o anunciante, que pode visualizar todas as métricas e com isso mensurar seus resultados. Mais um motivo para você não adiar a implementação de um hotspot em seu negócio. 

Se sua resposta foi sim, ótimo, mas só vale lembrar que de nada adianta ter o tal do “WiFi do check-in no Facebook” e não ter nada para trabalhar com os dados, ou seja, você deve armazenar, produzir métricas, saber ler dados, como muitas ferramentas permitem, além do armazenamento. Além é claro da sua responsabilidade em garantir segurança para você e seu cliente, utilizando os dados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, por exemplo.

Diante disso, nossa sugestão, para ambos os casos, é: 

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Obtenha uma solução completa!

Nem sempre apenas uma ferramenta atende toda a necessidade da sua empresa, geralmente é necessário, um ERP como a Sigma Software fornece, um CRM como o PipeRun, ferramentas de marketing como LeadLovers, entre outras inúmeras ferramentas que são necessárias para administrar seu negócio.

É muito importante que a plataforma de Hotspot que escolher possua integrações com os sistemas que você já utiliza. Imagine se não se integrar um com o outro, ou seja, se cada lead/cliente você tiver de cadastrar manualmente em cada sistema? Seu trabalho será muito maior. 

Por isso recomendamos que procure uma solução completa, capaz de integrar com outros sistemas e suprir todas as necessidades do seu negócio. 

Quando todas as suas ferramentas se integram, isto é, falam uma com as outras, a coisa muda totalmente. Imagine o seguinte, quem se cadastrar em sua rede WiFi é automaticamente enviado para uma lista de e-mail marketing, assim, você pode se relacionar com esse lead.

Na maioria dos sistemas de e-mail marketing é possível utilizar pontuações, a cada ação do usuário, como ao abrir um e-mail, clicar, ou acessar uma página, esses pontos vão classificando e qualificando esses leads, que ao chegarem a determinada pontuação, são enviados para o seu CRM, avisando para que um vendedor entre em ação.

Não para por aí. Ainda no CRM, o seu vendedor entra em contato com o lead qualificado (pessoa interessada em seus serviços ou produtos), e quando acontece a venda, o seu CRM ao ser integrado com o ERP, já terá todos os dados do cliente, em alguns casos até produtos, formas de pagamento etc. Logo será emitida a nota fiscal e o processo será finalizado.

Você pode ainda devolver o mais novo cliente para o sistema de marketing para manter o relacionamento. A captura desse cliente é essencial para o seu sucesso e ela pode ter início através do hotspot, quando ele está integrado aos demais sistemas da empresa.

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Conclusão

Ter um Hotspot em seu negócio é uma ótima opção, desde um trailer de Fast-food a grandes shopping’s centers e supermercados, o WiFi é transformado em um portal de cadastro de novos clientes com baixo investimento e vários benefícios.

Assista o vídeo abaixo para saber mais sobre o potencial de um Hotspot em seu negócio:

Se você é empreendedor e ainda não implementou o Hotspot Social em seu negócio, chegou a hora. Saiba mais ou experimente gratuitamente! 


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Você paga suas licenças que possuem valores diferenciados e cobra o valor que quiser do seu cliente, isso é justo porque nesse valor cobrado do seu cliente, é incluso seu suporte, equipamentos, por exemplo, a locação e treinamento que vai passar para o seu cliente. Não mantemos contato com clientes finais. Os pagamentos das licenças são mensais ou anuais, você escolhe.

Saiba mais aqui! 

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4 Comments

  1. Avatar de Marcos Neves
    Marcos Neves says:

    Bom dia, Meu nome é Marcos Neves sou gestor de trafego e gostaria de incluir o seu produto no meu portfólio, como faço para oferecer aos meu clientes?

  2. Avatar de Marcos Neves
    Marcos Neves says:

    Bom dia, Meu nome é Marcos Neves sou gestor de trafego e gostaria de incluir o seu produto no meu portfólio, como faço para oferecer aos meu clientes?

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